Corrida pode levar a formação de varizes?
A temperatura amena do Brasil ao longo do ano leva muitas pessoas a realizar esportes ao ar livre. Por isso, durante o dia, e até mesmo à noite, a gente vê muita gente andando de bicicleta, caminhando ou correndo, alguns até se preparando para sua próxima maratona. Mas será que eventualmente corridas extremas podem causar varizes dos membros inferiores?
Corridas extremas podem levar à formação de varizes?
Essa é uma pergunta muito comum. E a resposta correta é talvez. Corrida é um dos melhores exercícios para manter suas veias fortes e um ótimo retorno venoso, mas, também, muitos destes movimentos traumáticos repetitivos podem levar à lesão venosa. No geral, corredores tendem a ser menos sintomáticos a problemas venosos, mas não necessariamente eliminam o problema. Então, qual poderia ser a causa da sua insuficiência venosa?
Hereditariedade é fator contribuinte para as varizes?
Se apenas um dos seus pais apresentar varizes, você tem chance entre 33 e 50% de desenvolver o mesmo problema. Se ambos tiverem histórico de varizes, a sua chance de desenvolver aumenta para 90%. Envelhecimento, utilização de hormônios, anticoncepcionais ou reposição e gestação também podem levar à formação de varizes dos membros inferiores e/ou teleangectasias.
Realize um tratamento para evitar piora dos sintomas
Se você sofre de varizes, não pense que suas corridas extenuantes vão fazer com que seu problema desapareça. Se não tratada, esta condição pode levar ao aparecimento de edema, severa dor e fadiga, todos eles podendo limitar sua atividade física favorita. E, ainda pior, se continuar realizando seu exercício nessas condições, pode ocorrer uma dilatação das veias, aumentando o problema.
Tem mais alguma dúvida? Entre em contato com a gente pelo telefone (41) 3225-2299 ou WhatsApp 41 99105-2299!
Por Claudio Jacobovicz