Alterações hormonais causam… varizes?
Seus hábitos, histórico familiar e até mesmo seu emprego são fatores que podem levar à formação de varizes e vasinhos. Há quem diga que alterações hormonais causam varizes. É verdade?
A resposta é não. Mas podem ser um fator.
Na saúde de mulheres, alterações hormonais são um fator a mais para ficar de olho, mas sozinhas não são capazes de provocar varizes em quem não possui predisposição. Alterações que ocorrem principalmente durante a puberdade, gestação e menopausa, afetam a quantidade de sangue corpórea e seu fluxo pelas veias. Entenda melhor como cada período impacta a saúde do seu sistema circulatório.
Puberdade
Durante a puberdade, a alteração hormonal que as mulheres passam podem causar um enfraquecimento das paredes das veias. A pressão causada pelo
fluxo sanguíneo nessas veias pode causar uma dilatação e originar varizes. “Adotar uma nutrição saudável e exercícios regulares, podem ajudar a manter as veias com um mínimo de alterações durante a adolescência e os anos de adulto jovem”, diz o Dr. Claudio Jacobovicz.
Gestação
A gestação é o período com maior incidência de surgimento de varizes em pessoas com predisposição. Com o aumento dos hormônios e do sangue sangue circulando no corpo da gestante, as veias podem acabar sofrendo uma dilatação. O aumento do tamanho do útero também causa pressão nas veias, que precisam trabalhar mais para o retorno do sangue para o coração. A boa noticia é que nos três primeiros meses após o parto, essas varizes tendem a melhorar. No entanto, novas gravidezes vão significar uma piora no quadro.
Tratamento hormonal
Estrogênio, progesterona e pílulas anticoncepcionais causam alterações hormonais e podem significar um enfraquecimento das paredes das veias, que leva ao surgimento de varizes. No entendo, criar hábitos saudáveis como exercícios físicos, alimentação saudável com ingestão de fibras, elevação das pernas durante o dia, massagens e drenagens podem adiar o surgimento das varizes e amenizar os sintomas do seu surgimento.