Corrida provoca varizes? Especialistas explicam
Durante o dia ou à noite, é possível ver pessoas praticando esportes ao ar livre durante todo o ano. Seja pedalando, caminhando ou correndo pelas ruas e parques da cidades, a tendência é encontrar pessoas cuidando de si mesmas. A preocupação com a saúde e a estética levam algumas pessoas a se perguntar: corrida provoca varizes?
A resposta correta é talvez. Correr é excelente para manter suas veias fortes e saudáveis, o impacto da corrida pode também lesionar as veias das suas pernas, iniciando um processo de varizes.
Apesar de corredores apresentarem menos sintomas de problemas de circulação, a prática do esporte não garante estar à salvo do problema. Além da atividade física, outros fatores afetam o surgimento dos vasinhos nas pernas.
Fatores de Risco
O fator hereditário têm grande peso na hora de determinar a chance de desenvolver varizes. Se um dos pais possui varizes, a chance do filho também desenvolver é entre 33% e 50%. Agora, se ambos pais tiverem o problema, a chance aumenta para 90%.
Além da hereditariedade, existem fatores que desempenham papel decisivo no surgimento de problemas venosos. Por exemplo, envelhecimento, gestação, ingestão hormonal – por anticoncepcionais ou reposição hormonal – encabeçam o ranking dos maiores causadores de varizes.
Se você possui varizes, somente um médico pode indicar a melhore solução e resolver seu problema. Confiar somente na prática física pode criar mais problemas que resolver quando o assunto é saúde.